Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
03-12-2013
Astronauta da ESA Paolo Nespoli é o grande convidado da Conferência de Natal da Ciência Viva
Cinema São Jorge

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

O astronauta da ESA Paolo Nespoli é o grande convidado da Conferência de Natal Seis meses fora deste Mundo, que terá lugar este sábado, 7 de Dezembro, às 16.00, no Cinema São Jorge.

Organizada pela Ciência Viva com o apoio da Agência Espacial Europeia (ESA), da Comissão Europeia, da Câmara Municipal de Lisboa e da EGEAC, esta é uma conferência para todos os públicos, com entrada livre e tradução simultânea.

Nespoli vem a Lisboa partilhar com o público o que aprendeu sobre a Terra, a vida e sobre si mesmo durante os seis meses que passou a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).

Como engenheiro de voo na Missão MagISStra, Paolo Nespoli realizou experiências científicas, demonstrações de tecnologia e actividades educativas em que participaram escolas portuguesas, como o projecto Estufa no Espaço, apoiado pela Ciência Viva.

As extraordinárias fotografias captadas por Nespoli a partir da ISS mostram-nos oceanos, continentes, montanhas, rios e as luzes de várias cidades vistas do Espaço. Lisboa foi, aliás, uma das cidades que o astronauta fotografou a partir da ISS.

No sábado de manhã, o astronauta visitará a European Space Expo, no Terreiro do Paço, uma mostra que revela a enorme variedade de aplicações das tecnologias espaciais e o seu impacto directo nas nossas vidas.

Biografia resumida:

Paolo Nespoli nasceu em Milão, Itália, a 6 de Abril de 1957. Estudou Aeronáutica e Astronáutica, tendo um mestrado da Polytechnic University of New York, EUA. Doutorou-se em Engenharia Mecânica pela Università degli Studi di Firenze, Itália, em 1990.

Foi seleccionado como astronauta da Agência Espacial Europeia em 1998 e teve formação na NASA, em Houston, EUA. Participou na Missão STS-120 do Vaivém Espacial Discovery em 2007, com a duração de 15 dias. Como Especialista de Missão realizou experiências de fisiologia humana e de biologia para a comunidade científica europeia e participou em actividades educativas.

Em 2010 e 2011, Paolo Nespoli foi escolhido para as Expedições 26 e 27 à Estação Espacial Internacional. Como engenheiro de voo na missão MagISStra, realizou durante seis meses experiências científicas e demonstrações de tecnologia, bem como actividades educativas em que participaram escolas portuguesas.

Mais informações:
Unidade de Comunicação e Imagem