Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
13-11-2013
Semana da Ciência e da Tecnologia 2013

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

É já na próxima semana que a ciência e a tecnologia vão estar na ordem do dia em centenas de instituições científicas, universidades, escolas, associações, museus e Centros Ciência Viva de todo o país. É a Semana da Ciência e da Tecnologia 2013.

São sete dias de visitas guiadas a laboratórios, palestras com investigadores, cafés de ciência, saídas de campo e actividades experimentais para todas as idades, num total de mais de 430 acções.
Será sem dúvida uma oportunidade única para conhecer de perto os investigadores e o trabalho que desenvolvem.

Estes são alguns destaques:

Na segunda-feira, dia 18, o Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro vai guiar o público pela Rota do Atlântico, mostrando de onde vem o sal e a flora e a fauna dos espaços salineiros da região.

Na terça-feira, dia 19, os investigadores Nuno Santos e Orfeu Bertolami levam-nos à descoberta do sistema solar, dos planetas e da origem do Universo, a partir da Universidade do Porto.

Na quarta-feira, dia 20, o CERENA, do Instituto Superior Técnico, convida à redescoberta dos Paços Novos do Castelo de Leiria num passeio científico que mostrará as intervenções feitas neste monumento para curar as doenças da pedra. A sul, o Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas guia os visitantes numa aventura pelo mundo subterrâneo dos cogumelos na Herdade da Mitra, em Évora.

Na quinta-feira, dia 21, o Centro de Investigação de Materiais da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa partilha com o público as suas mais recentes descobertas científicas na área da microeletrónica transparente e dos primeiros transístores em papel.

Na sexta-feira, dia 22, o Campus Tecnológico e Nuclear do Instituto Superior Técnico, em Sacavém, abre as suas portas para uma visita ao reactor nuclear de investigação. Em Coimbra, os investigadores do Departamento de Química da Universidade de Coimbra guiam um passeio científico pelas ruas e jardins da cidade. Em Lisboa, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera convida a uma visita aos laboratórios do Navio de Investigação Noruega, atracado na Doca de Alcântara.
À noite, o Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva estende a passadeira vermelha para a gala de entrega de prémios dos documentários científicos europeus European Science TV & New Media Awards 2013, organizada em conjunto com a EuroScience e a EuroPAWS. Este é o primeiro ano em que há peças portuguesas a concurso, estando uma delas nomeada.

No sábado, dia 23, o Centro de Neurociências e Biologia Celular terá como convidados especiais para jantar os investigadores Marie Curie, Charles Darwin e Erwin Schrödinger. O público terá como missão descobrir quem matou o gato de Schrödinger.

A Semana da Ciência e da Tecnologia culmina no domingo, 24, Dia Nacional da Cultura Científica, com a entrega no Pavilhão do Conhecimento dos Prémios Ciência Viva, atribuídos anualmente como reconhecimento por intervenção de mérito excepcional na divulgação científica e tecnológica. Os vencedores deste ano são A. M. Galopim de Carvalho (Grande Prémio Ciência Viva), o Instituto de Educação e Cidadania, Mamarrosa (Prémio Ciência Viva Montepio Educação 2013) e o programa de televisão Isto é Matemática, da Sociedade Portuguesa de Matemática (Prémio Ciência Viva Montepio Media 2013).

Como é habitual, neste dia o Pavilhão do Conhecimento oferece a entrada aos seus visitantes e uma programação especial que inclui science shows, workshops na Dóing – Oficina Aumentada, a performance Erra uma vez, pelo Teatro Praga, e uma interacção com o artista Herwig Turk e um painel de investigadores a propósito da instalação de arte e ciência The conservation that never took place.

Programa detalhado da Semana da Ciência e da Tecnologia 2013 em www.cienciaviva.pt