Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
31-01-2002
ROBOCUP 2002
INSTITUTO SUPERIOR TÈCNICO - Instituto de Sistemas e Robótica


Apresentação Pública da
Candidatura de Portugal à Realização do RoboCup 2004
The Robot World Cup Soccer Games and Conference 2004

Lisboa, Instituto de Sistemas e Robótica (campus do IST), 31 de Janeiro, 15h00

Portugal vai candidatar-se como país organizador da 8ª edição do Campeonato Mundial de Futebol Robótico, a realizar em 2004, com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). A ser aprovada a candidatura, o RoboCup’2004 terá lugar de 27 de Junho a 3 de Julho de 2004 em Lisboa, no Pavilhão 4 da FIL – Parque das Nações. Um dos eventos componentes do RoboCup, especialmente vocacionado para estudantes dos vários graus de ensino pré-universitário ¾ o RoboCup Junior ¾ deverá ter lugar na cidade de Guimarães, no novo Pavilhão Multiusos, de 27 a 29 de Junho.

O RoboCup é um encontro científico aberto ao grande público, na forma de várias competições de robots e de uma conferência, promovido pela RoboCup Federation, instituição privada com sede na Suiça que reúne investigadores de todo o mundo, visando fomentar a investigação em Inteligência Artificial e Robótica, com o objectivo emblemático de construir até 2050 uma equipa de humanóides capaz de derrotar o campeão mundial de futebol humano.

Os encontros compreendem diversas ligas de futebol robótico (robots com rodas de diferentes dimensões, cães robóticos e, a partir de 2002, robots bípedes), uma competição de robots de salvamento que procuram sobreviventes num cenário semelhante a uma casa destruída (RoboCup Rescue), diversas competições com robots jogadores de futebol, de salvamento e de dança para jovens pré-universitários — o RoboCup Junior, e duas ligas de simulação (Soccer Simulation e Rescue Simulation).

O primeiro RoboCup realizou-se em Nagoya, no Japão, em 1997. De então para cá já foram levadas a cabo mais 4 edições, em Paris (1998 – junto com o Campeonato do Mundo de Futebol), Estocolmo (1999), Melbourne (2000 – próximo dos Jogos Olímpicos de Verão) e Seattle (2001). A 6ª edição terá de novo lugar no Japão, em Fukuoka, de 19 a 25 de Junho deste ano (http://www.robocup2002.org/), em datas próximas do Mundial de Futebol de 2002. A organização portuguesa pretende realizar o RoboCup’2004 em datas próximas das do EURO’2004.

Portugal tem participado no RoboCup desde 1998, através de equipas do Instituto Superior Técnico – Universidade Técnica de Lisboa (IST), Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e Universidade de Aveiro (UA). No decorrer dessas participações as equipas portuguesas alcançaram por várias vezes os lugares cimeiros, nomeadamente o título de campeões mundiais e europeus na liga de simulação em 2000 (equipa conjunta FEUP/UA), campeões do German Open 2001 na liga dos robots pequenos com rodas (FEUP) bem como terceiros lugares nas ligas de simulação em Seattle 2001 (FEUP/UA) e dos robots médios com rodas no EuRoboCup 2000 (IST) e no German Open 2001 (FEUP). Realce-se ainda o facto da equipa do IST ter obtido no RoboCup 2000 o Scientific Challenge Award atribuído ao melhor artigo científico apresentado na conferência.

Para 2004, o MCT lançou aos investigadores portugueses o desafio de atingirem lugares de topo nas diversas ligas, caso o RoboCup venha a ter lugar em Portugal. Para tal, caso a proposta seja aprovada pela RoboCup Federation em Junho deste ano (no decorrer do RoboCup 2002), serão lançadas linhas de financiamento para projectos seleccionados que se candidatarem a um concurso a abrir pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Também os jovens alunos pré-universitários terão a oportunidade de concorrer a apoios da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva, com semelhante objectivo relativamente ao RoboCup Junior.

A realização do RoboCup’2004 em Portugal é uma iniciativa de um grupo de docentes do IST e investigadores do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR), recentemente designado pelo MCT como Laboratório Associado, situado no campus do IST. O ISR – Lisboa assumirá a responsabilidade da organização do evento. A organização conta ainda com a colaboração de um conjunto de 13 investigadores nacionais distribuídos por diversas instituições universitárias nacionais.



CONTACTOS

Prof. Pedro Lima: pal@isr.ist.utl.pt, Tel. 21 8418274
Prof. Luis Custódio: lmmc@isr.ist.utl.pt, Tel. 21 8418272
Prof. João Sentieiro: jjss@isr.ist.utl.pt, Tel. 21 8418289


Informação adicional

RoboCup: http://www.robocup.org/
Equipas Portuguesas: http://socrob.isr.ist.utl.pt/links.php
Instituto de Sistemas e Robótica: http://www.isr.ist.utl.pt/