Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
12-07-2013
PASSEIO GEOLÓGICO JUNTO À TORRE DOS CLÉRIGOS DÁ INÍCIO À CIÊNCIA VIVA NO VERÃO 2013

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

Até 15 de Setembro, os cientistas vão ao encontro do público na rua em 14 cidades do país para mostrar os testemunhos do passado da Terra nas calçadas, nos monumentos e nos edifícios e a forma como a geologia condiciona o ordenamento das cidades. É a 18.ª edição do programa Ciência Viva no Verão, cujo lançamento oficial terá lugar na próxima terça-feira, 16 de Julho, às 11.00, com a acção Porto de Pedra Sentida, junto ao edifício da Reitoria da Universidade do Porto.

Há 250 anos que a Torre dos Clérigos marca o horizonte da cidade do Porto. Este passeio pedestre na companhia dos investigadores do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da FCUP vai mostrar como as rochas também precisam de atenção e podem “adoecer” devido à acção das águas da chuva e dos poluentes ou mesmo com a proximidade do mar.

As observações astronómicas são uma das actividades mais antigas da Ciência Viva no Verão. Com os investigadores do CAUP vamos poder observar as manchas solares, agora que o Sol entrou num novo período de maior actividade.

E por falar em Sol, convidámos também investigadores do IPATIMUP, do CIBIO e do IPMA para nos acompanharem neste passeio científico e debaterem com o público os cuidados a ter nas actividades ao ar livre, que são a grande maioria da Ciência Viva no Verão. Olhe para a sombra dá o mote à divulgação dos impactos da radiação ultravioleta na pele e da investigação sobre os genes que determinam a nossa sensibilidade à exposição solar.

Investigadores:

Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto: Maria Ângela Almeida, Arlindo Begonha, Mónica Sousa, Deolinda Flores e Fernando Noronha
IPATIMUP - Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto: Luís Filipe Silva
CIBIO - Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto: Nuno Ferrand
IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera: Luís Filipe Nunes
CAUP - Centro de Astrofísica da Universidade do Porto: Filipe Pires

SOBRE O PROGRAMA CIÊNCIA VIVA NO VERÃO

A Ciência Viva no Verão é organizada desde 1996 pela Ciência Viva em colaboração com instituições científicas, centros ciência viva, associações, autarquias e empresas. Decorre todos os anos entre 15 de Julho e 15 de Setembro.

Estas saídas de campo abrangem áreas do conhecimento ligado à Astronomia, Biologia, Geologia, Engenharia, Castelos e Faróis de Portugal e são sempre acompanhadas por especialistas. Na edição deste ano participam 156 entidades e estão disponíveis 1734 acções.

É o programa de divulgação científica mais aguardado da época estival: este ano recebemos 4000 inscrições só nos primeiros 15 minutos. Até ao dia de hoje, mais de 16500 pessoas já escolheram as suas acções preferidas para as férias deste ano entre milhares de passeios científicos, observações astronómicas e visitas a algumas das mais interessantes praias, florestas, barragens, pontes, adegas, faróis e castelos em todo o território nacional.

Programa completo e inscrições em www.cienciaviva.pt. Informações: Linha Azul 808 200 205.