Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
08-07-2013
1300 ESTUDANTES DO ENSINO SECUNDÁRIO TROCAM TOALHA DE PRAIA PELA BATA DO LABORATÓRIO DURANTE UMA SEMANA

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

Não falta nada nas férias destes jovens do ensino secundário. E se faltar, eles constroem, inclusivamente o seu futuro.

Num futuro próximo será possível desenharmos e construirmos objectos personalizados, como as nossas próprias capas de telemóvel, porta-chaves ou pequenas peças das máquinas que se vão avariando lá em casa. Para as empresas e laboratórios de investigação, a possibilidade de imprimirem objectos a 3D vai certamente revolucionar a Engenharia Mecânica.

A impressão 3D, uma das formas da prototipagem rápida, é uma das áreas em foco este ano na Ciência Viva no Laboratório - Ocupação Científica de Jovens nas Férias 2013.

O lançamento da edição deste ano terá lugar na próxima quarta-feira, 10 de Julho, às 10.30, no pólo do Instituto de Engenharia Mecânica no Instituto Superior Técnico. Na visita a este estágio será possível acompanhar o trabalho que 20 estudantes do ensino secundário realizam durante esta semana, em que projectam e imprimem os seus próprios protótipos de peças e componentes de robôs móveis. Os jovens poderão depois construir os seus próprios robôs com as peças que criaram.


SOBRE O PROGRAMA CIÊNCIA VIVA NO LABORATÓRIO

Criado em 1997 pela Ciência Viva, a Ciência Viva no Laboratório – Ocupação Científica de Jovens nas Férias já proporcionou a mais de dez mil estudantes do ensino secundário o contacto directo com o trabalho de investigação em laboratórios e instituições científicas em todo o País.

A edição deste ano conta com 403 estágios em 96 instituições científicas, abrangendo um total de 1300 estudantes. Robótica, Ciências da Saúde, Química, Biologia e Arqueologia são algumas das áreas em destaque.

Os estágios têm a duração de uma ou duas semanas e decorrem até ao final de Agosto. Esta é sem dúvida uma oportunidade de contacto directo com os investigadores e com o seu trabalho diário.

Ponto de encontro: Instituto Superior Técnico, Pavilhão 3 de Engenharia Mecânica, junto à Alameda, em frente à Cantina.