Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
07-06-2013
ROSALIA VARGAS É A NOVA PRESIDENTE DO ECSITE, A MAIOR REDE EUROPEIA DE MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIA

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

Rosalia Vargas, presidente da Ciência Viva e directora do Pavilhão do Conhecimento, foi hoje eleita como presidente do ECSITE – European Collaborative for Science, Industry and Technology Exhibitions, a maior rede europeia de museus e centros de ciência.

Desde há 25 anos que o ECSITE representa os centros de ciência e tecnologia de toda a Europa, tendo como principal objectivo unir esforços entre instituições na divulgação científica e tecnológica. Esta rede, que se encontra em forte expansão, conta já com mais de 400 membros, oriundos de 50 países, entre centros de ciência e museus, festivais de ciência, museus de história natural, zoos, aquários, universidades, unidades de investigação e empresas de comunicação de ciência.

É a primeira vez que Portugal assume um papel de liderança numa organização desta natureza. Esta eleição é o reconhecimento do trabalho realizado pela Ciência Viva no crescimento de uma rede de museus e centros de ciência no nosso país.

Os centros de ciência e os museus são actualmente espaços de encontro entre os cientistas e o público, onde estes têm a oportunidade de debater temas controversos e actuais ligados à ciência e à tecnologia, duas áreas essenciais para o desenvolvimento social e económico da Europa.

À frente da Ciência Viva desde 1996, Rosalia Vargas tem trabalhado na promoção da cultura científica e tecnológica na sociedade portuguesa, com especial ênfase nas camadas mais jovens da população, sendo responsável pela implementação da Rede Nacional de Centros Ciência Viva. Participou como especialista no Benchmarking Study on Scientific Culture for the European Commission (2002), foi membro do Board do ECSITE (2001-2007), do International Programme Committee of 5th Science Centre World Congress 2008 e do Conselho Nacional de Educação (2006-2012). Exerceu ainda funções como vereadora da Educação, da Juventude e da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa (2007-2009).