Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
26-02-2013
ANO DA MATEMÁTICA DO PLANETA TERRA ARRANCA NO DIA 5 DE MARÇO

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

Sabia que existem semelhanças entre as simetrias da calçada portuguesa e uma pauta de música? A Matemática ajuda a explicar de que forma estas duas áreas, aparentemente distantes, se cruzam. Na verdade, a Matemática desempenha um papel central em várias questões relacionadas com o planeta.

O próximo dia 5 de Março marca o arranque europeu do Ano Internacional da Matemática do Planeta Terra (MPT2013). O Pavilhão do Conhecimento dedica o dia à Matemática com actividades especialmente dirigidas a alunos dos Ensinos Básico e Secundário onde estes irão descobrir a Matemática em áreas tão diversas como a dança, a música, a doçaria, o croché e o circo. Programa completo aqui.
Ao longo do dia serão estabelecidos contactos com São Tomé e Príncipe, país que também aderiu ao MPT2013.

Às 19.00, Ana Pereira do Vale, da Universidade do Minho, e o músico Gonçalo Freire, irão demonstrar a relação entre a música e a calçada portuguesa, numa cerimónia onde estarão presentes o Ministro da Educação e Ciência e o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação.

Por todo o mundo várias sociedades científicas, museus de ciência, universidades e institutos de investigação irão incluir na sua programação iniciativas ligadas ao MPT2013 com o objectivo de divulgar o papel relevante da Matemática na resolução de problemas do planeta Terra. Este movimento pretende incluir investigadores e educadores de todo o mundo.

Em Portugal a iniciativa é coordenada por um Comité, criado sob a égide da Comissão Nacional da UNESCO, do qual fazem parte a Ciência Viva, a Associação de Professores de Matemática, a Associação Ludus, o Centro Internacional de Matemática, o Museu de Ciência da Universidade de Coimbra, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência e a Sociedade Portuguesa de Matemática.

A programação nacional do MPT2013 pode ser consultada em www.mpt2013.pt.