Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
09-01-2013
ALUNOS PORTUGUESES CONTROLAM ROBÔ A BORDO DA ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

Um grupo de estudantes do 12.º ano da Escola Básica e Secundária de Santa Maria, nos Açores, ruma hoje à Holanda para participar na final da SPHERES - Zero Robotics, que decorre na próxima sexta-feira no ESTEC (European Space Research and Technology Centre), em Noordwijk.

A SPHERES - Zero Robotics é uma competição de programação robótica dirigida a estudantes do ensino secundário e resulta de uma colaboração entre a ESA, a NASA e o MIT. O desafio lançado aos alunos é controlar remotamente robôs do tamanho de uma bola de voleibol a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). A presença da equipa portuguesa Atlantis Team na final europeia é apoiada pela Ciência Viva.

Para chegarem aqui, os jovens tiveram de competir com equipas de vários países, resolvendo desafios de programação com o objectivo de aprenderem a controlar remotamente os robôs.

Na final as esferas a bordo da ISS irão responder aos comandos dos estudantes numa sessão conduzida em tempo real pelo astronauta André Kuipers, em missão na ISS. Esta competição terá transmissão em directo, na próxima sexta-feira, a partir das 14.30, no site da ESA.

A equipa da ilha de Santa Maria regressa a Portugal no sábado, dia 12 de Janeiro.