Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
08-05-2001
5º FORUM CIÊNCIA VIVA
PAVILHÃO CONHECIMENTO - PARQUE DAS NAÇÕES

5º Forum Ciência Viva
Experimentar e aprender ciência ao vivo

11 e 12 de Maio, Pavilhão Atlântico, Parque das Nações


Às 10 horas de dia 11 de Maio, o Pavilhão Atlântico abre as portas para a 5ª edição do Fórum Ciência Viva. A sessão de abertura conta com as intervenções do Primeiro Ministro, António Guterres e do ministro da Ciência e da Tecnologia, Mariano Gago.

Durante dois dias, alunos, professores e cientistas vão debater o ensino experimental das ciências e a promoção da cultura científica e tecnológica, criando-se desse modo oportunidades de partilha de experiências e de reflexão sobre as acções desenvolvidas no âmbito dos projectos Ciência Viva.


A Cozinha é um Laboratório
Nesta edição do Forum Ciência Viva é dado especial destaque à relação entre o quotidiano e a ciência implícita nos pequenos gestos e nos espaços mais familiares. Um das expressões dessa relação é a Cozinha. Os aromas que nos chegam de um assado são, no fundo, compostos resultantes de uma reacção química, onde a temperatura é um dos factores ambientais mais importantes para que essa reacção se produza. Assim, a cozinha é, sob o ponto de vista químico e físico, um autêntico laboratório, onde a tradicional bata é substituída pelo avental. No Forum, estreia um espaço de divulgação sob a forma de uma moderna cozinha, que conta com a presença do “chef” Joaquim de Figueiredo.
Formou-se em França e obteve o prémio da Academia Portuguesa de Gastronomia, sendo nomeado o melhor cozinheiro do ano em 1998. Foi Chefe no restaurante “Bica do Sapato” e no Hotel Ritz de Lisboa. Presentemente dá aulas na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa e é consultor da Marinha de Guerra e das Pousadas de Portugal.


Outros espaços e modalidades do Forum Ciência Viva:

Quiosques e Posters
Grande espaço expositivo de apresentação dos projectos Ciência Viva em centenas de quiosques e posters.
Professores e alunos, durante os dois dias do Forum, realizam actividades experimentais, promovendo contactos entre projectos, troca de ideias e criação de parcerias.

Comunicações
Professores e investigadores debatem o trabalho experimental que desenvolvem nos projectos Ciência Viva. Apresentação de casos concretos e comunicações em painel no auditório.

Oficina Ciência Viva
Área dedicada à prática da ciência, onde professores e alunos dos projectos Ciência Viva realizam experiências com recurso a materiais simples.

Ciência ao Vivo
Área dedicada à participação de instituições científicas através de actividades experimentais, conduzidas por investigadores. Oportunidade de cooperação entre professores do ensino básico e secundário e centros de investigação científica.

Café de Ciência
“À conversa sobre Ciência, Saúde e Risco” é o tema que reúne cientistas, professores, escritores, jornalistas e todos os que se interessam pela discussão, em forma de tertúlia, sobre temas da actualidade. A organização deste espaço de debate tem a supervisão científica de Alexandre Quintanilha, presidente do Instituto de Biologia Molecular e Celular, do Porto.



Para mais informações e Programa completo consultar
www.cienciaviva.pt

A sessão de encerramento do 5º Forum Ciência Viva está marcada para as 17.45 horas de dia 12 de Maio e contará com a presença do Presidente da República, que visitará o certame.


MCT, 8 de Maio de 2001