Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
11-08-1999
ECLIPSE 1999
VARIOS

Eclipse solar de 11 de Agosto

Associação de Apoio ao Museu de Ciência

Sob a coordenação da Associação de Apoio ao Museu de Ciência, são organizadas sessões públicas de observação do eclipse do sol, a partir das 10h00 nas seguintes localidades: Arcos de Valdevez (Escola Secundária), Coimbra (Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra – encontro nacional), Évora (Junto ao Templo de Diana), Figueira da Foz (Forte de Sta. Catarina), Fonte da Telha (Junto ao Bar do Rampa), Funchal (Escola Secundária Francisco Franco), Porto Santo (Miradouro do Moinho-Fontaínhas, Lisboa (Pavilhão do Conhecimento-Parque das Nações), Nazaré (Junto ao Centro Cultural), Sertã (Junto à Escola Secundária) e Vila Nova de Milfontes (Parque do Castelo).


Associação de Física da Universidade de Aveiro

Observação do eclipse na Praia da Barra, em Aveiro (no Paredão). A acção consistirá na explicação do porquê da existência de eclipses; simulação do fenómeno em computador portátil e ecrã de projecção, recorrendo a software adequado; advertência para os cuidados a ter na observação do eclipse; observação do eclipse do sol com recurso a dois telescópios devidamente equipados com filtro solar. Esta acção será feita em conjunto com a Liga de Amigos de Conímbriga.


Associação Nacional de Observação Astronómica

Serão organizadas sessões públicas em Leiria (junto à Fonte Luminosa) e em Vieira de Leiria (junto ao Monumento ao Pescador). A observação do eclipse solar será difundida em directo da Internet, através do site http://www.anoa.pt/eclipse1999. Para além da observação do fenómeno, serão dadas explicações sobre o seu desenrolar e advertências sobre os cuidados a ter na observação


Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores (Núcleo dos Açores), Ponta Delgada

O Núcleo Açoriano da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores estará presente na Av. Marginal junto às Portas da Cidade, com equipamento de observação. Esta sessão será difundida em directo na Internet, através do site
http://geocities.com/CapeCanaveral/Launchpad/9461/eclipse.htm e do site da APAA: www.sonet.pt/eclipse99.


Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros

Observação do eclipse solar e projecção de diapositivos, acompanhada de crónica na rádio local sobre questões ligadas à Astronomia e, em particular, ao fenómeno do eclipse solar. Para além disso será feita a projecção do eclipse numa folha de cartolina acompanhada de explicação do fenómeno.


Centro de Astrofísica da Universidade do Porto

Serão feitas observações do eclipse solar no Planetário do Porto, entre as 9:30 e as 12:30, sendo esta sessão difundida na Internet em tempo real, através do site http://www.astro.up.pt/.


Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 857 de Celorico de Basto

O Agrupamento 857 do Corpo Nacional de Escutas, como participante na iniciativa "Astronomia no Verão", estará no centro da vila de Celorico de Basto, na esplanada, a partir das 8h30, para observar, acompanhar e mostrar o eclipse solar a todas as pessoas interessadas.

Ver programa de actividades


Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 470 Cete

O Corpo Nacional de Escutas de Cete fará uma sessão de observação sobre o eclipse na Serra de Baltar (junto ao Cruzeiro de Baltar), com início às 9:30. Será também feita uma palestra sobre o eclipse (com especial incidência nos cuidados a ter a sua observação) e animação musical.


Escola Secundária Diogo de Gouveia (Beja)

Sob a temática dos eclipses o Grupo de Astronomia da Escola Secundária Diogo de Gouveia leva a cabo uma exposição, que estará patente na escola, de 5 a 11 de Agosto. A sessão de observação será realizada a partir da 9h00 no átrio da escola.


Escola Secundária José Régio (Vila do Conde)

No âmbito do eclipse solar, será feita uma palestra no dia 9 no Centro Municipal de Juventude de Vila do Conde:
· porquê dos eclipses;
· cuidados a ter na observação solar;
· as actividades a desenvolver durante o eclipse solar.

No dia 11, junto ao Forte de S. João, em Vila do Conde, será feita a observação do eclipse durante toda a manhã com as seguintes actividades:
· observação telescópica utilizando um filtro especial e o sistema de projecção solar;
· registos do desenvolvimento do fenómeno na forma de esboço e fotografia;
· utilização de instrumentos de medição solar (quadrante, relógio de sol, etc.).


Escola Secundária Miguel Torga - Bragança

Em Bragança, na escola secundária, a partir das 9:30, será feita a simulação do eclipse com o auxílio de um cosmógrafo e um computador portátil, e uma sessão explicativa sobre os meteoritos e observação do eclipse solar.


Escola Secundária Pinheiro e Rosa - Faro

Será feita uma sessão de observação do eclipse solar na ilha de Faro, a partir da 8:30: projecção do sol no ecrã e observação com auxílio de telescópio; simulação computacional do eclipse.


GIRA-Grupo de Informação e Recreação Astronómica

A observação do eclipse a cargo do GIRA será realizada em Espinho, na Praça da Baía, entre o Casino de Espinho e a Praia da Baía, a partir das 9h30 e até às 12h30.

O grupo explicará ao público presente o fenómeno, orientado a sua observação, através de telescópios e óculos próprios. Todos os cuidados a ter na observação do eclipse serão uma constante durante toda a actividade.


Núcleo de Astronomia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

Será feita uma observação do eclipse a partir da Faculdade de Ciências e Tecnologia, desde as 9h30, com o auxílio de equipamento apropriado.

Ver programa de actividades


Instituto Geográfico do Exército - Lisboa

Será feita uma sessão pública, a partir das 9h00, no Observatório do IGeoE explicando o fenómeno, seguida da observação do eclipse.

Ver programa de actividades


Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra


Observatório Astronómico “Prof. Manuel de Barros”, Vila Nova de Gaia

Observação do eclipse, a partir da 9h30, no observatório do Monte da Virgem. Esta actividade acompanha todo o desenrolar do eclipse, descrevendo as várias fases e tentando responder às questões que as pessoas irão levantar. Esta exposição será auxiliada com 2 pequenos telescópios para observação individual, em simultâneo procurár-se-à alertar para a observação em segurança e serão expostos vários painéis descrevendo os eclipses passados e os próximos eclipses bem como toda a “mecânica” associada aos eclipse.