Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
24-02-2012
LANÇAMENTO MEMBROS PORTUGUESES DA ROYAL SOCIETY, DE CARLOS FIOLHAIS
Academia das Ciências de Lisboa

DIVULGAÇÃO IMEDIATA


2012 traz-nos mais um dia em Fevereiro. O último dia do mês será uma oportunidade única para conhecer os 25 magníficos portugueses que entre 1668 e 1819 foram acolhidos na Royal Society de Londres.

A apresentação do livro Membros Portugueses da Royal Society, publicado pela Universidade de Coimbra com o apoio da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, com coordenação de Carlos Fiolhais, terá lugar na próxima quarta-feira, 29 de Fevereiro, às 18h00, na Academia das Ciências de Lisboa (R da Academia das Ciências, 19).

A obra reúne as biografias dos 12 cientistas e 13 diplomatas que pertenceram à mais prestigiada academia do Reino Unido, que é a mais antiga do mundo em funcionamento, além de imagens e documentos com a maior relevância histórica e científica.

Os 12 cientistas portugueses admitidos na Royal Society foram astrónomos, físicos e matemáticos, médicos, naturalistas e pedagogos que se notabilizaram em Portugal e no estrangeiro. Da mesma academia, fundada em 1660 por ordem do Rei Carlos II, marido de Catarina de Bragança, fizeram parte figuras como Isaac Newton, Charles Darwin e Albert Einstein, perfazendo mais de 70 laureados com o Prémio Nobel.

A Academia das Ciências de Lisboa foi criada a 24 de Dezembro de 1779 por dois sócios da Royal Society – o Duque de Lafões e o Abade Correia da Serra – cujas contribuições para a ciência e para a sociedade são valorizadas na obra.

Mais informações
Unidade de Comunicação e Imagem