Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
16-01-2012
MESA REDONDA: O TEMPO

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

Como queremos medir o tempo no séc. XXI? Que impacto terá a adopção de novos padrões nas nossas vidas? E, afinal, o que é o Tempo?

Medimos o tempo com relógios atómicos mas o nosso dia-a-dia continua a ser marcado pela sucessão dos dias e das noites, das estações do ano e portanto vivido de acordo com o movimento da Terra em torno do Sol. Porém de vez em quando estes dois relógios têm de ser sincronizados, inserindo segundos intercalares e criando uma descontinuidade na escala do tempo. O próximo segundo será intercalado já este ano.

A comunidade científica internacional tem vindo a debater uma proposta para a abolição dos segundos intercalares. A sua votação será feita no final deste mês na reunião do CCIR - ITU (International Telecommunication Union), agência das Nações Unidas a quem compete legislar sobre este assunto.

A Ciência Viva e o Observatório Astronómico de Lisboa juntam-se a este debate convidando filósofos, físicos e engenheiros para uma mesa redonda sobre o tempo. Junte-se a nós para ficar a saber mais sobre o que poderá ou não mudar nas nossas vidas.


18:00 – 20:00 | Mesa Redonda

Rui Agostinho, Observatório Astronómico de Lisboa
Nuno Nabais, Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa
Eduarda Filipe, Instituto Português da Qualidade
Paulo Crawford, Universidade de Lisboa
Isabel Ucha, Euronext Lisbon
Moderador: Reginaldo de Almeida, jornalista

O encontro terá lugar no Pavilhão do Conhecimento. A entrada é gratuita mas sujeita a inscrição prévia.