Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
07-07-2011
ESTUDANTES PORTUGUESES APRENDEM A TORNAR-SE EMPREENDEDORES

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

À descoberta do meu lado empreendedor é um dos cerca de 1000 estágios da Ocupação Científica de Jovens nas Férias 2011, uma iniciativa Ciência Viva.

O lançamento deste programa tem lugar amanhã, 8 de Julho, às 11h00, no INESC Porto (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto). Neste dia os alunos apresentam um plano de negócios para um produto de base tecnológica que desenvolveram no estágio da Ciência Viva no INESC Porto.

A Ocupação Científica de Jovens nas Férias

Criada em 1997 pela Ciência Viva, esta iniciativa já proporcionou a dez mil estudantes do ensino secundário um contacto directo com o trabalho de investigação em laboratórios e instituições científicas em todo o País.

A decorrer até Setembro, o programa oferece aos estudantes a possibilidade de aprender técnicas de arqueologia forense, construir robots inteligentes, descobrir a própria herança genética, perceber como comunicam os neurónios ou aprender a detectar planetas extra solares. Estes são apenas alguns dos exemplos do programa deste ano.

Programa completo em www.cienciaviva.pt



Neste estágio no INESC Porto, dedicado ao empreendedorismo, os alunos aprenderam a criar um projecto empresarial de base científica e tecnológica tendo em vista o mercado nacional e internacional.

No dia da apresentação do seu projecto os alunos vão interagir com empresários da Tomorrow Options, uma spin-off INESC Porto/FEUP e participada da InovCapital, que já possui filial em Sheffield (Reino Unido) e representa um exemplo de empreededorismo nacional bem sucedido.

Como reconhecimento pelo apoio prestado, a empresa oferece agora ao INESC Porto um exemplar do WalkinSense, o seu primeiro produto. O WalkinSense é um dispositivo médico para permitir monitorizar e minimizar distúrbios nos membros inferiores, com aplicações na podologia, ortopedia e reabilitação.

PROGRAMA

11h00 Ocupação Científica de Jovens nas Férias 2011 no INESC Porto
Visita à oficina de trabalho dos alunos do estágio À descoberta do meu lado empreendedor

11h30 Testemunhos de estagiários do INESC Porto no âmbito do programa Ocupação Científica de Jovens nas Férias
José Sarilho (Edição 2010)
Filipe Marques (Edição 2011)

11h40 Da ideia de negócio à criação de empresa de base tecnológica com sucesso internacional: o caso Tomorrow Options
Paulo Santos Ferreira, CEO da Tomorrow Options

11h45 Ciência Viva no Laboratório – Ocupação Científica de Jovens nas Férias
Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva

11h50 Da produção de conhecimento à inovação de base científica
José Manuel Mendonça, Presidente do INESC Porto

Mais informações em www.cienciaviva.pt