Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
14-04-2011
À CONVERSA COM UM NOBEL DA QUÍMICA NO PAVILHÃO DO CONHECIMENTO-CIÊNCIA VIVA
Lisboa

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

Em pleno Ano Internacional da Química, o Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva recebe na próxima terça-feira, 19 de Abril, às 10h00, Ada Yonath, Prémio Nobel da Química em 2009. A cientista vai ser entrevistada no programa Falar Global, da SIC Notícias, e pela Ciência Viva TV.

A sessão decorrerá em inglês e é especialmente dirigida aos alunos do ensino secundário e universitário, bem como professores, jornalistas e público interessado. Inscrições em www.cienciaviva.pt.

Ada Yonath foi a primeira mulher a receber um Prémio Nobel da Química nos últimos 45 anos. A distinção foi atribuída conjuntamente a Thomas Steitz e Venkatraman Ramakrishnan pela descoberta da estrutura e função do ribossoma, responsável pela tradução do código genético em proteínas ao nível da célula.

O trabalho de investigação de Ada Yonath levou também ao desenvolvimento de novos antibióticos e a uma melhor compreensão dos mecanismos de aquisição de resistência por bactérias patogénicas.

Ada Yonath realizou os seus estudos em Química na Universidade Hebraica de Jerusalém, onde obteve igualmente o grau de Mestre em Bioquímica. Doutorou-se no Instituto Weizmann da Ciência, especializando-se em cristalografia de raios-X. Fez investigação pós-doutoral na Carnegie Mellon University e no MIT. Liderou um grupo de investigação no Max-Planck Institute for Molecular Genetics em Berlim e coordenou o Max-Planck Institute Research Unit at DESY em Hamburgo, paralelamente às suas actividades de investigação no Instituto Weizmann.

Ada Yonath está em Portugal a convite da Universidade Nova de Lisboa.

Mais informações:
www.cienciaviva.pt