Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
10-03-2011
SEMANA INTERNACIONAL DO CÉREBRO
Lisboa

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

Conversas com investigadores, laboratórios abertos aos estudantes, palestras de neurocientistas nas escolas e actividades experimentais que ajudam a perceber melhor o funcionamento do nosso cérebro. A Semana Internacional do Cérebro decorre de 14 a 20 de Março e tem a participação de instituições científicas, museus e Centros Ciência Viva, escolas, universidades e unidades de saúde de todo o País.

Pintar o Cérebro é o tema desta edição, que arranca no próximo domingo, dia 13, às 15h00, no Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva. Os investigadores João Lobo Antunes, João Relvas, Rui Costa e a pintora Graça Morais debatem com o público Cérebro e criatividade: diálogo olhos-cérebro-mãos.
As famílias serão desafiadas a pintar o seu cérebro com a ajuda do livro Viagem pelo Cérebro para Pais e Filhos e a exercitá-lo com jogos matemáticos. A entrada é livre.

Em Portugal, a Semana Internacional do Cérebro é organizada pela Sociedade Portuguesa de Neurociências e a Ciência Viva em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Bioquímica.

De que forma os neurónios controlam a actividade muscular? Como é que o sistema nervoso processa a dor? Existirá o elixir da juventude (cerebral) eterna? E os excessos da adolescência serão, afinal, culpa do cérebro? Ao longo da semana, vários laboratórios de investigação em neurociências abrem as portas ao público em geral e a estudantes de diferentes graus de ensino para lhes mostrar O Cérebro por dentro. O inverso também acontecerá com investigadores das principais universidades públicas a visitarem escolas.

Ilustrar a temática do cérebro sobre um capacete é o desafio do concurso Protege o teu Cérebro lançado pelo Instituto de Biologia Molecular e Celular aos alunos do 9.º ao 12.º anos sobre a protecção do cérebro adolescente.

O encerramento oficial da Semana Internacional do Cérebro terá lugar no dia 19 de Março no Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde, em Braga, com a palestra O nosso Cérebro, moderada por um grupo de investigadores da área das Neurociências, e várias actividades experimentais.

A Semana Internacional do Cérebro foi instituída pela Dana Alliance for Brain Initiatives, uma associação sem fins lucrativos que conta entre os seus associados com 10 Prémios Nobel e que visa divulgar junto do público os resultados e os benefícios da investigação científica em neurociências.

Programa completo em www.cienciaviva.pt