Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
04-06-2001
PULSAR 2001
PAVILHÃO CONHECIMENTO - PARQUE DAS NAÇÕES

NO PAVILHÃO DO CONHECIMENTO ALUNOS PORTUGUESES PREPARAM EXPERIÊNCIAS PARA O VAIVÉM ESPACIAL (Space Shuttle)

Lisboa, 4 de Junho de 2001

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

Sexta feira, 6 de Julho, das 11h às 12h 30

No próximo dia 6 de Julho, no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, às 11:00h, um grupo de alunos, professores e investigadores, integrados no projecto PULS˜R (Portugal – Unified Learning through Space & Research), vão preparar experiências a enviar a bordo do Vaivém Espacial da NASA.

Sementes de hipericão do Gerês e da Madeira, de alfarrobeira, de medronheiro, vinho do Porto e da Madeira, são algumas das amostras a enviar para o Espaço. Um holograma, um polímero e uma amostra de DNA são outros exemplos de materiais seleccionados para este projecto. Os jovens autores do logotipo do projecto, criado a partir de um concurso lançado a escolas do 1º ciclo, procederão à sua colocação na placa identificadora das amostras.

Esta sessão insere-se na participação de Portugal, através da Agência Ciência Viva, num programa educativo da NASA, o Space Experiment Module Program (SEM). Nesta fase do projecto participam 12 escolas do ensino básico e secundário de projectos Ciência Viva, em parceria com instituições científicas.

No próximo ano lectivo, alunos e professores, com o apoio de investigadores portugueses, e em interacção com escolas de outros países, acompanham estas experiências, e desenvolvem actividades com apoio de materiais disponíveis na página do projecto:
www.cienciaviva.pt/projectos/pulsar

Contactos:
Ana Noronha

ANEXO

Programa do evento


6 Julho, 11:00h

Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva


Os Laboratórios Espaciais, as experiências SEM e o projecto PULSAR

Após uma breve introdução por investigadores participantes no projecto sobre a realização de experiências no Espaço, proceder-se-á à preparação das amostras a enviar no Vaivém Espacial e à colocação do logotipo do projecto na placa identificadora das experiências portuguesas. Este logotipo foi objecto de um concurso entre as escolas do 1º ciclo que participam no projecto.

Durante a sessão, alunos de uma escola portuguesa que participaram no International Space Camp da NASA apresentarão aos mais novos aspectos da vida a bordo de um Vaivém-Espacial.

No final da sessão, as crianças poderão transplantar e levar para casa pequenos medronheiros, uma das plantas cujas sementes seguirão para o Espaço.


PARTICIPANTES NA SESSÃO:

Alunos e professores de escolas do 1º ciclo:
Colégio D. Estefânia (Amadora), Colégio de Aljubarrota (Amadora), Escola EB1 de Vila Franca de Xira e Escola EB1 da Figueira da Foz

Alunos e professores de escolas secundárias:
Reynaldo dos Santos (Vila Franca de Xira), Passos Manuel (Lisboa), Amadora, Passos Manuel e Instituto de Odivelas

Instituições Científicas
Centro de Biologia Ambiental (CBA) Faculdade de Ciências, Lisboa
Centro de Ciências Moleculares e Materiais (CCMM), Faculdade de Ciências, Lisboa
Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial (INETI), Lisboa



Mais informações e actualizações em: www.cienciaviva.pt/projectos/pulsar