Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
01-02-2011
INSTALAÇÃO DE SIMÃO COSTA INAUGURADA SÁBADO, DIA 5, ÀS 16H30
Lisboa



DIVULGAÇÃO IMEDIATA

O Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva terá uma vibração especial durante as próximas semanas graças a c_Vib (Cymatics_Vibrating Interactive Boards), uma escultura sonora e musical do artista Simão Costa que explora as propriedades físicas do som enquanto fenómeno vibratório.

A inauguração desta instalação terá lugar no próximo sábado, 5 de Fevereiro, às 16h30, no átrio do Pavilhão do Conhecimento, local onde a instalação permanecerá até 3 de Abril. O acesso é gratuito.

A chegada da instalação ao Pavilhão será marcada pela performance c_Vib ComTacto Impro#1, com movimento de Yola Pinto e live electronics de Simão Costa.

Simão Costa (1979) é músico, compositor e pianista premiado internacionalmente e foi um dos participantes da 1.ª edição do Programa Rede de Residências | Experimentação Arte, Ciência e Tecnologia promovido pela Direcção Geral das Artes e a Ciência Viva.

Formada por cinco módulos interactivos feitos de madeira, cordas de instrumentos musicais e altifalantes, c-Vib é um projecto artístico de estudo do som e fenómenos vibratórios visíveis. A sua visualização directa envolve a utilização do som como meio para excitar elementos físicos como partículas.

O director artístico de c-Vib descreve desta forma o seu projecto:

Viagem de ida e volta-e-meia entre material e imaterial. Ao invés de julgar o som como realidade imaterial, olhar e perscrutar como se de matéria tangível se tratasse.
C-Vib revela plataformas visíveis de fenómenos vibratórios na construção de um processo amplificado de escuta. Escutar, dar atenção, com sentidos vários em que tacto e visão integram uma experiência de um contacto alargado com o som.
Um convite à contemplação activa, em que o público é convidado a ver, ouvir e tocar; em sucessivas inter-relações perceptivas que conduzem a uma imersão multisensorial em SOM.
Convite ao som ConTacto e ao TactoCon Som.
Com a Mão? Sim, mão!


Mais informações em:
www.cienciaviva.pt
http://www.maosimmao.com
C-Vib Open Day Armazém 7

Contactos:
Unidade de Comunicação e Imagem
Catarina Figueira – 96 156 09 26