Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
27-01-2011
CENTRO CIÊNCIA VIVA DA FLORESTA DÁ PONTAPÉ DE SAÍDA AO ANO INTERNACIONAL DAS FLORESTAS
Proença-a-Nova



DIVULGAÇÃO IMEDIATA


No próximo dia 2 de Fevereiro, quarta-feira, Nova Iorque e Proença-a-Nova vão estar ligadas pelo mesmo acontecimento: o lançamento do Ano Internacional das Florestas (AIF).

2011 foi escolhido pela ONU como o ano por excelência de sensibilização da sociedade mundial para a importância destes ecossistemas na preservação do planeta.

A sessão de abertura do Ano Internacional das Florestas português terá lugar no Centro Ciência Viva da Floresta, em Proença-a-Nova, às 15h00, com as presenças do Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Rui Pedro Barreiro, do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, do presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Paulo Catarino, da presidente da Agência Ciência Viva, Rosalia Vargas, e do presidente da Comissão Nacional da UNESCO, Fernando Andresen Guimarães.

Com a ajuda de investigadores, estudantes do ensino básico e secundário do Fundão, Vila Velha de Ródão, Ferreira do Zêzere, Sobreira Formosa e Montemor-o-Velho serão desafiados a descobrir os fungos que vivem na floresta e a provar frutos do bosque e petiscos da Biodiversidade Florestal. Será que estas espécies irão fazer as suas delícias?

Um bosque perto de si! é um projecto Ciência Viva que tem como objectivo levar os estudantes do ensino básico e secundário a visitar e estudar os ecossistemas florestais da sua região. Durante este evento, será feita a apresentação do projecto que desde o ano passado já envolveu cerca de 2500 alunos.

Será ainda apresentado em primeira-mão o site oficial do AIF, que ao longo de 2011 vai ser alimentado com as actividades desenvolvidas em Portugal no âmbito desta iniciativa.

Programa completo em www.cienciaviva.pt

Unidade de Comunicação e Imagem
Catarina Figueira: 96 156 09 26

Como chegar ao Centro Ciência Viva da Floresta:
A1 Norte; saída Abrantes/Castelo Branco/Torres Novas (A23)
Seguir até à saída 18 – Pombal/Sertã/Proença-a-Nova (A23)
Percorrer 28 km (IC8/EN241) sentido Proença-a-Nova