Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
28-06-2010
REDE DE CENTROS CIÊNCIA VIVA CHEGA AO LOUSAL
Lousal

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

Um novo Centro Ciência Viva para a divulgação da ciência e da tecnologia abre as suas portas no Lousal, na próxima quarta-feira, dia 30 de Junho, às 11h00.

A sessão de abertura contará com a presença do Senhor Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago.

A Mina de Ciência – Centro Ciência Viva do Lousal está instalada num edifício antigamente associado à actividade mineira onde funcionavam o Gabinete de Geologia, o Armazém do Óleo, a Casa do Ponto, a Casa das Lanternas, a Casa dos Equipamentos de Trabalho e o Balneário.

O edifício sofreu algumas adaptações para funcionar como espaço de divulgação da cultura científica e tecnológica, dispondo actualmente de áreas expositivas, módulos interactivos, uma gruta virtual, um laboratório onde será possível realizar diversas actividades experimentais, cybercafé, auditório, espaços recreativos e miradouro.

A Geologia, a Química, a Física, a Biologia e as Ciências do Virtual serão as principais áreas do conhecimento que os visitantes poderão explorar ao longo de um percurso que inclui a descida a uma mina virtual, com recurso à tecnologia de visualização imersiva em 3D.

Outras actividades complementam a oferta deste Centro Ciência Viva, nomeadamente os jogos educativos "Quem tem olhos P´Rós Minerais" e "Ciência Viva On the Rocks", dedicados ao fascinante mundo dos minerais. Em todas elas será privilegiado o enquadramento social e patrimonial desta antiga aldeia mineira.

A Mina de Ciência – Centro Ciência Viva do Lousal é uma iniciativa conjunta da Ciência Viva com a Fundação Fréderic Vélge e a Câmara Municipal de Grândola em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e o ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Será o 20.º Centro a integrar a Rede que a Ciência Viva tem vindo a criar em todo o País.

Mais informações em http://www.lousal.cienciaviva.pt