Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
25-05-2010
TIME FOR NANO
Barcelos


DIVULGAÇÃO IMEDIATA


Lisboa, 21 de Maio de 2010


Barcelos foi a cidade escolhida para a realização de mais um nanodia, no âmbito do projecto europeu Time for Nano. Este evento resulta da colaboração entre o Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva e um grupo de alunas de 12º ano da Escola Secundária Alcaides de Faria, todas chamadas Anas, e que merecidamente ganharam o título honorífico de nAnas.

No próximo dia 24 de Maio, a partir das 14:00, a Escola Secundária Alcaides de Faria recebe a visita de Manuel Oliveira, investigador do Instituto de Polímeros e Compósitos da Universidade do Minho, para uma conversa sobre a história e as aplicações da nanotecnologia.

Os participantes terão a oportunidade de descobrir de que forma uma osga pode facilitar uma cirurgia, como uma couve pode prevenir atrasos num aeroporto (se não houver cinzas vulcânicas na atmosfera) e como uma borboleta pode aumentar a segurança nas estações de comboio.

Podem ainda participar num jogo de debate sobre os potenciais benefícios e riscos das nanotecnologias e explorar o nanokit. Este kit, desenvolvido no âmbito do projecto Europeu Time For Nano, contém um conjunto de actividades práticas relacionadas com as nanociências e as nanotecnologias e será distribuído por escolas e centros de ciência de toda a Europa.

Neste nanodia vamos descobrir que, afinal, o tamanho conta.