Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
05-05-2010
FAMELAB PORTUGAL - A FINAL NACIONAL
Lisboa

FameLab Portugal
O ídolo da ciência está prestes a ser revelado


Durante meses a Ciência Viva procurou novos rostos para a divulgação da ciência em Portugal. No próximo sábado, dia 8 de Maio, às 17h30, no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, saberemos quem é o melhor entre os melhores.

A Final Nacional do FameLab vai seleccionar, entre 10 finalistas, o representante de Portugal na Final Internacional no Cheltenham Science Festival, a 12 de Junho, no Reino Unido.

A Final Nacional é um evento aberto ao público e de entrada gratuita.

O FameLab é um concurso de comunicação científica dirigido ao grande público. Começou em 2006 e ganhou expansão mundial, da Europa a Hong Kong, com o apoio do British Council. Realiza-se este ano pela primeira vez em Portugal, em parceria com a Ciência Viva, uma referência na promoção da cultura científica e tecnológica no nosso país.

Os 10 apurados na Semi-Final frequentaram uma MasterClass sobre comunicação de ciência para o grande público, que lhes permitiu “limar” algumas arestas na arte de bem comunicar. Para tal, contaram com a experiência de Quentin Cooper, apresentador do programa The Material World, da BBC, e Catarina Amorim, investigadora portuguesa em Oxford.

O grupo dos finalistas inclui estudantes, licenciados, professores e doutorados. Cada um disporá de 3 minutos para falar de ciência, confiando sobretudo na sua capacidade para usar a palavra e o gesto.

A avaliar os concorrentes estará um rigoroso júri, composto por António Granado (Comunicação, Universidade Nova de Lisboa), Carlos Fiolhais (Física, Universidade de Coimbra), Maria Mota (Instituto de Medicina Molecular) e Nuno Crato (Matemática, Instituto Superior de Economia e Gestão).

A final nacional do FameLab será transmitida em directo pela Ciência Viva TV (www.cvtv.pt).

Mais informações em:
www.cienciaviva.pt/projectos/famelab
http://www.famelabportugal.blogspot.com