Covid19
Slide3 Background

Contribuir para a Ciência em tempos de Covid-19




Agora que terá de estar mais tempo em casa, saiba como pode ocupar o seu tempo contribuindo para a ciência. Mesmo não sendo um cientista pode ajudar os cientistas a partir de sua casa. A Ciência Viva trabalha com a Rede Portuguesa de Ciência Cidadã para lhe deixar aqui um conjunto de projetos de ciência cidadã para os quais pode contribuir.




ALGUNS PROJETOS PORTUGUESES NOS QUAIS PODE PARTICIPAR




Gripenet

Ajude a monitorizar a epidemia sazonal da gripe, em tempo real.

Visitar site

Cartas da Natureza

Projeto português na plataforma internacional Zooniverse que tem como principal objetivo a transcrição participativa de documentos das coleções e arquivos de história natural da Universidade de Coimbra.

Visitar site

Memória Para Todos

Projeto que convoca todos os cidadãos a partilhar as suas memórias, pessoais e familiares, relativas a determinados momentos e processos históricos.

Visitar site

Biodiversity4All

Aproveite para procurar nos seus arquivos de fotos digitais, retratos da biodiversidade nacional, que saiba onde foram tiradas, e colocá-las nesta plataforma. Se tiver um jardim ou quintal, pode também aproveitar para fazer registos da biodiversidade que encontra usando a sua máquina fotográfica ou o telemóvel.

Visitar site

Mosquitoweb

Projeto no âmbito do qual os cidadãos podem participar tirando fotos a mosquitos ou capturando e posteriormente enviando mosquitos pelo correio.

Visitar site



ALGUNS PROJETOS INTERNACIONAIS NOS QUAIS PODE PARTICIPAR




Zooniverse

Nesta plataforma encontra inúmeros projetos de várias áreas científicas nos quais pode ajudar. Há atividades para todos os gostos, desde contar pinguins a transcrever documentos antigos.

Visitar site

Fold-it

Um jogo que, entre outras coisas, pode ajudar os investigadores a descobrir novos medicamentos antivirais que podem parar o coronavírus!

Visitar site

SETI @ home

O SETI @ home é uma experiência científica que utiliza computadores ligados à Internet na Pesquisa de Inteligência Extraterrestre (SETI). Pode participar executando um programa gratuito que baixa e analisa os dados de um radiotelescópio.

Visitar site






Ver recursos




Informação fornecida pela Rede Portuguesa de Ciência Cidadã | Uma rede em construção