Quem Somos

A Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica foi criada em 1996 para promover a cultura científica e tecnológica na sociedade portuguesa, com especial ênfase nas camadas mais jovens da população.

Um dos seus eixos de actuação é a Rede Nacional de Centros Ciência Viva, constituída actualmente por 20 Centros Ciência Viva que percorrem todo o território nacional. Estes Centros são espaços interactivos de divulgação científica e tecnológica e funcionam como plataformas de desenvolvimento regional - científico, cultural e económico - através da dinamização dos actores regionais mais activos nestas áreas.

Esta é uma rede unida pela diversidade. Cada Centro parte de um tema, em alguns casos directamente relacionado com a região onde se encontra. No Sousal é uma mina, em Aveiro uma fábrica, em Proença-a-Nova a floresta, só para dar alguns exemplos. Mas a partir daí desdobram-se noutros temas, noutras áreas do conhecimento, noutras descobertas. É por isso que todos os Centros merecem uma visita.