Joaninha

Explorar os outros animais

Animal encontrado em:
Escola Básica de Caldelas, Caldas de São Jorge, Santa Maria da Feira
Escola Básica n.º 1 de Vendas Novas
Externato Paroquial "Nossa Senhora da Conceição"
Escola Básica D. Afonso III, Faro
Escola Básica e Secundária Professor Reynaldo dos Santos, Vila Franca de Xira
Escola Básica n.º 1 do Laranjeiro, Almada

A joaninha é um insecto pertencente à ordem Coleoptera, que se caracteriza por ter os dois primeiros pares de asas endurecidas (élitros) que cobrem e protegem o abdómen e o segundo par de asas membranosas. O seu corpo é arredondado ou oval e mede entre 6 mm a 8 mm de comprimento. Apresentam élitros vermelhos, amarelos ou alaranjados, com manchas pretas.

Os ovos são amarelos e são colocados em pequenos grupos, em plantas onde existam afídeos (pulgões das plantas), pois será esse o alimento das larvas e dos adultos de joaninha. Geralmente hibernam na fase adulta, pelo que são um dos primeiros insectos a ser vistos no início da Primavera.

As joaninhas podem ser observadas em diferentes habitats (jardins, florestas, bosques) mas são muito comuns em hortas e zonas agrícolas.

Em Portugal são comuns e têm uma distribuição por todo o território nacional.

Curiosidades

As joaninhas são extremamente importantes no controlo biológico de pragas, já que tanto as larvas como os adultos são predadores vorazes de afídeos.

As cores brilhantes destes insectos desencorajam o ataque por parte dos predadores. Para além disso, tanto as larvas como os adultos libertam toxinas quando se sentem ameaçados.

A identificação de algumas espécies é possível através do número de pintas pretas existentes nos élitros. Por exemplo, a espécie Coccinella septempunctata apresenta 7 pintas pretas e a espécie Coccinella undecimpunctata apresenta 11 pintas pretas.

Se encontrou este animal na sua escola, diga-nos:

* Campos Obrigatórios.