O Espaço e a Cultura Científica

O Espaço e a Cultura Científica

Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, 29 de Novembro, das 16h às 17h30.

 

A propósito da reedição do livro Como Respiram os Astronautas, da Colecção Ciência Aberta da Gradiva, Manuel Paiva e Carlos Fiolhais debatem com o público o Espaço e a Cultura Científica.


O evento é gratuito e é dedicado a estudantes do ensino secundário e todo o público interessado pelo Espaço. Esta conversa está integrada na programação da European Space Expo em Lisboa.

 

Manuel Paiva

Professor honorário de Física da Universidade Livre de Bruxelas, onde foi diretor do Laboratorio de Fisica Biomedica. Foi presidente da Comissão Ciências da Vida da Agência Espacial Europeia (ESA) (1989 - 1992), vice-presidente da Comissão de Microgravidade da ESA (1992 - 1994), membro da Comissão Científica da ESA para a Estação Espacial Internacional (1994 - 2000) e presidente do Fundo Educativo da Estação Espacial Internacional (2003 - 2005). Participou em dez missões espaciais da NASA e da ESA, três das quais como investigador principal.

 

Carlos Fiolhais

É Professor Catedrático de Física na Universidade de Coimbra.  Criou e dirige o Rómulo- Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho. Foi Director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. Recebeu a Ordem do Infante D. Henrique em 2005 e ganhou os Prémios Inovação do Fórum III Milénio e Rómulo de Carvalho da Universidade de Évora, em 2006. É o cientista português com o artigo mais citado. Actualmente é editor da colecção Ciência Aberta da editora Gradiva.

 

Nota: Esta é apenas uma pré-inscrição. Próximo da data do evento receberá um lembrete.