Debate | A dieta mediterrânica e a prevenção de doenças cardiovasculares

come

 

Dia 16 de Março, das 19.00 às 21.00.

A saúde começa em casa - e no prato. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, hábitos alimentares pouco saudáveis e inactividade física, estão entre as principais causas para o aumento de doenças crónicas não-transmissíveis, como as doenças cardiovasculares e diabetes. Como podemos mudar os nossos hábitos alimentares? De que forma a dieta mediterrânica nos pode ajudar a ter um estilo de vida mais saudável e a prevenir estas doenças?

Entrada livre mediante inscrição prévia, aqui.

 

Os oradores:


franco

Manuel Franco | Universidad de Alcalá, Madrid | European Research Council

Manuel Franco é doutorado em epidemiologia pelo Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health (Baltimore, EUA) e professor associado na Faculdade de Medicina da Universidade de Alcalá. O seu trabalho centra-se na epidemiologia e prevenção de doenças cardiovasculares (DCV) e nos seus principais factores de risco, nomeadamente os padrões alimentares, a hipertensão, a diabetes e a obesidade. O investigador interessa-se particularmente pelo ambiente alimentar, destacando a importância das estratégias de uma população para prevenir as DCV.

Manuel Franco é investigador principal, com a starting grant Heart Healthy Hoods, do European Research Council. Consulte aqui mais informações sobre o projecto.


MJGregório

Maria João Gregório | Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Leiria | Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação, Universidade do Porto | EpiDoC Unit - Centro de Estudos de Doenças Crónicas da NOVA Medical School, Universidade Nova de Lisboa | Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção-Geral da Saúde

Maria João Gregório é nutricionista, doutorada em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição pela Universidade do Porto. Actualmente é docente da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria e da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e investigadora da EpiDoC Unit (Centro de Estudos de Doenças Crónicas) da NOVA Medical School da Universidade Nova de Lisboa. É também adjunta do Director do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direcção-Geral da Saúde.

A investigadora interessa-se principalmente pelo estudo das desigualdades sociais no acesso a uma alimentação saudável e das políticas alimentares e nutricionais.

 


Antes do debate, a partir das 18.00, visite a exposição “Bom Apetite! A Ciência está na Mesa”, faça um rastreio solidário de doenças cardiovasculares e assista a um showcooking de dieta mediterrânica.

 

De 16 a 19 de Março o Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva apresenta uma programação dedicada à alimentação: os processos sustentáveis de produção agrícola, os hábitos de alimentação saudável, a dieta mediterrânica e a prevenção de doenças cardiovasculares são alguns dos temas abordados através de actividades experimentais, workshops, projectos de ciência e tecnologia, debates e filmes.

Consulte o programa completo do evento.

Esta é uma iniciativa organizada no âmbito do projecto europeu ERC=Science2, que dá a conhecer o European Research Council e a ciência que se faz na Europa.